Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Folha 08/06/2010 - - Fernando de Barros e Silva:

São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Verde água

SÃO PAULO - Já foi bem maior o ânimo dos tucanos ligados a José Serra em relação à candidatura de Fernando Gabeira no Rio. As coisas não andam boas entre o tucanato e o PV. Há razões objetivas para isso.
Gabeira despencou nas pesquisas. Na mais recente, do Ibope, aparece com 12%, quase dez pontos atrás de Garotinho (PR), que tem 21%, e muito distante do governador Sérgio Cabral, com 43%.
Serra, além disso, vem perdendo votos no eleitorado fluminense. E, para piorar: pesquisas revelam que Gabeira está contribuindo para alavancar muito mais a candidatura de Marina Silva, do próprio PV.
Criou-se para ambos os lados uma situação desconfortável: o PV do Rio acha que seu candidato já cedeu demais; o PSDB tem certeza de que ele cedeu de menos.
O PV do Rio ainda não engoliu que a socióloga e vereadora Aspásia Camargo tenha sido preterida em benefício da candidatura ao Senado de Cesar Maia, do DEM. Acusa-se Gabeira no partido de não ter tido pulso para definir de maneira mais firme o seu arco de alianças -o que explicaria em certa medida sua atual erosão na classe média.
Os tucanos, por sua vez, que vão pagar a conta dos verdes no Rio, avaliam o custo de manter o apoio a uma candidatura que faz água. Candidatura, vale lembrar, por eles implorada dois meses atrás. Não é o desfecho mais provável, mas o PSDB, nos últimos dias, cogitou até lançar um nome próprio no Estado.
A coligação PV-PSDB-DEM-PPS tem até o dia 19 para se entender. Enquanto isso, Sérgio Cabral surfa tranquilo, com o apoio de Lula e a simpatia da Rede Globo. Até Serra, em visita ao Rio, já fez elogios às unidades de polícia pacificadora, o que deixou Gabeira verde de raiva.
O eleitorado costuma virar as costas ao tucanato na terra do Cristo Redentor. Em 2002, Serra teve apenas 21% dos votos; em 2006, Alckmin atingiu 30%. E não é nada ensolarado o cenário que agora se divisa para o PSDB no terceiro maior colégio eleitoral do país.

Nenhum comentário:

Arquivo