Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Jornal do Brasil 29/06 - - Honduras é alvo de pressões

Denúncias de violação de direitos humanos recaem sobre governo Porfírio Lobo

Um ano depois da deposição do presidente de Honduras, Manuel Zelaya, o governo liderado por Porfírio Lobo é alvo de duras críticas internacionais e luta para solucionar a crise política, que se arrasta desde então.

Ontem, no dia do aniversário do golpe, a Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) convocou uma série de protestos, que incluíram bloqueio de rodovias e passeatas na capital Tegucigalpa e em San Pedro Sula.

O grupo pretende coletar mais de 1 milhão de assinaturas para legitimar a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Além da pressão interna da oposição, Porfírio Lobo enfrenta denúncias de organismos de defesa dos direitos humanos. A Anistia Internacional (AI) acusa o governo de fracassar na luta contra as violações cometidas há um ano. A organização acusa a impunidade dos membros das forças de segurança que cometeram abusos e a crescente preocupação pela liberdade de expressão, depois do assassinato de nove jornalistas.

Segundo a AI, até o momento ninguém foi acusado ou punido pelos abusos, que incluem atos de violência e prisões arbitrárias, além do fechamento de meios de comunicação e ataques sexuais contra mulheres e crianças. Outros 700 casos de violação foram denunciados no período.

No âmbito internacional, o Brasil e os países da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), com exceção de Colômbia e Peru, resistem em aceitar o retorno de Honduras à Organização dos Estados Americanos (OEA), de onde o país foi expulso após a queda de Zelaya. O grupo exige, como condição, o fim do exílio do ex-presidente e a sua reintegração à política, com garantias de que não haja perseguição contra ele.

Líderes sul-americanos também questionam a anistia concedida por Lobo à cúpula militar, antes da conclusão do comitê de investigação.

Nenhum comentário:

Arquivo