Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

domingo, 20 de junho de 2010

Globo 20/06/10 - Brasil e Turquia, um elo maior que a crise no Irã

Relação com turcos é vista como estratégica para elevar competitividade brasileira nos mercados
Eliane Oliveira

BRASÍLIA. A aliança entre Brasil e Turquia sobre a política nuclear do Irã tem como pano de fundo o interesse econômico que cada um dos dois países desperta no outro. Para governo e empresários brasileiros, essa relação, inédita e estratégica, poderá abrir as portas dos continentes africano, asiático e europeu para produtos e serviços brasileiros.

Situado entre o Ocidente e o Oriente, o território turco serve de entreposto comercial e pode aumentar a competitividade de produtos nacionais na Europa e no Oriente Médio, afirmou o diretor de Promoção Comercial do Itamaraty, Norton Rapesta.

Ele lembrou que a Turquia tem um acordo de livre comércio com a União Europeia.

— Objetivos e negociantes, os turcos podem ser nossos agentes comerciais na região onde se encontram — enfatizou.

Mas a Turquia é vista com ambição também pelo tamanho de seu mercado: mais de 70 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 612,3 bilhões.

A economia do país se concentrava, há pouco tempo, em estatais com restrições a capitais estrangeiros. O que mudou a partir de 2005, quando outros países entraram nas áreas de energia e aviação.

Um diplomata brasileiro resumiu como o governo avalia a importância dos turcos. Contou que, em conversa com um grupo de executivos do país, um empresário turco perguntou: — Vocês querem vender aqui na região? Por que não falaram com a gente antes? Turcos negociam uma associação ao Mercosul Para essa fonte, a explicação é simples: o Império Otomano, que dominou a África durante séculos, só acabou no nome.

Os turcos, tidos como grandes mercadores, continuam lá.

A Turquia quer maior acesso à América do Sul e conta com o apoio do Brasil para entrar, como associada, no Mercosul. Segundo o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, as negociações estão avançadas.

— A Turquia é um mercado importante, e o momento político é excelente. Além dos acordos setoriais, os turcos conversam conosco sobre sua associação ao Mercosul — disse.

De olho na integração, empresários brasileiros se movimentam.

Henrique Quaresma, diretor da Federação das Indústrias de Santa Catarina, diz que as perspectivas são as melhores: — A Turquia é um mercado estratégico por causa da sua localização, que nos dará acesso à Ásia, África e Europa.

Luiz Eduardo Moreira Caio, presidente da Metalfrio, afirma que a fabricante de equipamentos está na Turquia desde 2006.

— Temos acesso a todo o mercado europeu — diz.

Nenhum comentário:

Arquivo