Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Folha 24/06 - - Ibope aponta Dilma à frente de Serra pela primeira vez

Em pesquisa solicitada pela CNI, petista tem 40%, contra 35% do tucano

Num eventual segundo turno, a candidata de Lula -que é aprovado por 85%- venceria Serra por 45% a 38%

RANIER BRAGON
DE BRASÍLIA

A pouco mais de cem dias da eleição de 3 de outubro, a candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff (PT), surge pela primeira vez à frente de José Serra (PSDB) numa pesquisa de intenção de voto.
Levantamento do Ibope encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgado ontem aponta a petista na liderança com 40%, contra 35% do tucano. Marina Silva, do PV, tem 9%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
As últimas pesquisas, realizadas na segunda quinzena de maio, mostravam igualdade entre os dois candidatos ou vantagem para Dilma dentro da margem de erro, o que configurava empate.
No cenário em que o entrevistado foi confrontado com uma cartela com os nomes de todos os 12 possíveis candidatos (9 nanicos), a vantagem de Dilma é de seis pontos percentuais -38% a 32%. No segundo turno, a petista bateria Serra por 45% a 38%.
O Ibope diz ter ouvido 2.002 eleitores. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 16.292/2010.
O levantamento surge no momento em que Serra teve grande exposição na TV: apareceu no programa do PSDB no dia 17, nos programas de partidos aliados e nas "inserções partidárias" veiculadas nos intervalos comerciais das emissoras.
Dilma também teve aparições na TV em inserções regionais do PT, mas enfrentava a repercussão da montagem de dossiê antitucanos por pessoas que teriam integrado sua pré-campanha.
Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada a lista de candidatos, os votos de Dilma (22%) e Lula (9%), que não é candidato, somam 31%, quase o dobro dos 16% de Serra. Marina tem 3%.
A rejeição a Dilma (23%) também é inferior à de Marina (29%) e à de Serra (30%).
Segundo o diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, pesou favoravelmente a Dilma o aumento do percentual do eleitorado que sabe ser ela a candidata de Lula (73% do eleitorado), que mantém popularidade em nível recorde: 85% de aprovação e só 3% de reprovação.
Apesar disso, caiu de 53% para 48% o número de eleitores que preferem votar num candidato apoiado por Lula.
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, questionou o resultado dizendo que pesquisas internas do partido indicam que Serra lidera. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse no Twitter que "os números são bons", mas pregou cautela aos aliados.

Nenhum comentário:

Arquivo