Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Globo 16/06 - - 'Nenhum partido é perfeito'

Candidata verde diz que quer governar com PT e PSDB

Sérgio Roxo

SÃO PAULO. A candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva (PV-AC), afirmou na noite de anteontem, em entrevista no programa "Roda Viva", na TV Cultura, que, se eleita, convidará o PT e o PSDB para fazerem parte de seu governo. Ela fez a afirmação ao ser perguntada sobre como iria garantir a governabilidade, já que sua candidatura não conta formalmente com partidos aliados.

- É preciso construir uma maioria no Congresso. O problema é como se cria essa governabilidade sem ser pelo velho vício do pragmatismo e do fisiologismo. No Brasil, nós precisamos de uma espécie de realinhamento histórico entre PT e PSDB. Se ganhar, eu gostaria muito que o PT e o PSDB, que durante estes 16 anos não foram capazes de conversar olhando para o que é melhor para o Brasil, pudessem estabelecer esse diálogo.

Ela negou que tenha saído do PT, depois de 30 anos, pelos problemas ética nos no partido, como o mensalão:

- Questões éticas, infelizmente, temos hoje em todos os partidos. Inclusive no meu partido, o Partido Verde, eu tenho que lutar dentro para combater os problemas éticos. Porque nenhum partido é perfeito. Eu mesma não sou perfeita. Eu sempre digo que as questões éticas devem ser tratadas sem a exacerbação udenista (partido político extinto com o golpe militar de 1964 e que tinha a ética como bandeira). A ética é uma condição da vida das pessoas, e que a gente não pode ficar se vangloriando de ser ético. Se não, você estaria admitindo que pode não ser ético - disse ela, afirmando que saiu por discordas da política ambiental.

Apesar de ter reconhecido méritos dos governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, a ex-ministra do Meio Ambiente de Lula criticou ações das duas gestões na área energética:

- Nós tivemos ameaça de apagão no governo do presidente Fernando Henrique. No governo do presidente Lula, o tempo todo a gente sofre risco de apagão. Isso só tem uma resposta: falta de planejamento - disse ela.

Nenhum comentário:

Arquivo