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quinta-feira, 10 de junho de 2010

Folha 10/06 - - PT usa aliados para minar vantagem de Serra na TV

Tucano terá 40 minutos em rede nacional para alavancar a candidatura

Objetivo de Dilma é, por meio de inserções nos Estados, amenizar o possível efeito da maior exposição do adversário

PLÍNIO FRAGA
DO RIO

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, terá maior exposição nacional na TV em junho, mas a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, contará com grande número de inserções regionais no vídeo para se contrapor à maior presença tucana.
Serra terá neste mês, quando ocorre a oficialização das candidaturas, 40 minutos em inserções nacionais e 631 minutos em inserções regionais na TV -sendo 301 minutos do PSDB e 330 dos demais partidos aliados.
Dilma não tem mais inserções nacionais neste mês, mas pode ser beneficiada por 680,5 minutos em inserções regionais, sendo 259,5 minutos do PT e 421 minutos de partidos aliados.
A campanha tem registrado variações na intenção de voto de acordo com a exposição na televisão e no rádio.
Em maio, depois de o PT usar 15 minutos da propaganda partidária em inserções nacionais na TV para promover Dilma, a petista cresceu sete pontos e foi a 37%, empatando com Serra, que antes tinha 42%.
O DEM fez o mesmo em favor do tucano, nas inserções televisivas que foram ao ar entre 18 e 25 de maio, mas, com a pesquisa Datafolha concluída em 21 de maio, o efeito foi pouco sentido.
Em junho, o PPS usa seu tempo desde o dia 3, com 20 minutos de inserções nacionais sendo encerradas hoje, para atacar de forma indireta o governo federal. Criticou as fraudes no Enem e a "educação de má qualidade".
O PSDB usará seu tempo para tentar alavancar Serra entre 15 e 29 de junho, no embalo da convenção que ratificará seu nome, no dia 12.

TENDÊNCIA NATURAL
As inserções -propagandas de 30 segundos ou 1 min de duração cada uma- são vistas pelos marqueteiros como a melhor forma de convencimento do eleitor, que absorve a mensagem política em meio ao entretenimento.
A tendência natural, a seguir os exemplos anteriores, será o crescimento da candidatura tucana. Mas Dilma começou a usar o trunfo pouco medido até aqui: ocupar as inserções regionais do PT.
Foi assim no Rio, onde, desde o dia 4, ela aparece em propaganda dizendo que "é hora de acelerar e ir em frente", em referência ao PAC.
Em São Paulo, o PT tem dez minutos, a serem utilizados entre amanhã e o dia 18. Deve explorar a imagem do pré-candidato ao governo, Aloizio Mercadante, mas usando as inserções também para alavancar Dilma.

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