Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Globo 15/09 - - Virgílio pode não voltar ao Senado

Ibope aponta que líder da oposição está em empate técnico com deputada que Lula e Dilma se empenham em eleger
Paula Litaiff Especial para O GLOBO

MANAUS. Um dos principais críticos do governo Lula no Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto, corre o risco de perder o mandato. Pesquisa do Ibope — realizada de forma estimulada, citando o nome dos candidatos — divulgada segundafeira pela TV Amazonas, afiliada da Rede Globo, mostrou que, na disputa por uma das duas vagas do Senado, Virgílio está com 34% das intenções de votos, contra 39% da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB/ AM) e 80% do ex-governador Eduardo Braga (PMDB). Foram ouvidas 812 pessoas em 21 municípios, de 10 a 12 de setembro.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 2558/2010.

Braga e Vanessa são aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de o PT ter uma candidata ao Senado, Marilene Corrêa, os esforços do PT nacional estão concentrados na campanha de Vanessa, principal concorrente de Virgílio. O senador tem sofrido também com a rejeição do candidato do PSDB a presidente, José Serra (PSDB), apontada pelas pesquisas.

Programa de Vanessa já teve Dilma e mostrará Lula O esforço para tirar o senador tucano é tanto que, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo pedindo votos para Vanessa, e falando sobre a importância de se ter um aliado do presidente da República na Casa. A candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, também apareceu no início deste mês no programa da deputada do PCdoB, pedindo para os amazonenses votarem em Vanessa, com o argumento de que o “governo precisa de senadores que apoiam o projeto do presidente Lula para o Brasil”.

Inimigo pessoal de Virgílio, o ex-governador Eduardo Braga também está empenhado em derrotá-lo. Ele tem usado metade de seu tempo na propaganda eleitoral para pedir votos para Vanessa.

Virgílio classificou como “estranho” o resultado do Ibope, divulgado ontem na TV Amazonas.

Ele disse não entender como, em 13 dias sua popularidade caiu de 51% para 34% (o Ibope divulgou uma pesquisa no dia 31 de agosto, onde o senador tucano aparecia em segundo lugar).

— Não entendo e considero (a pesquisa) muito estranha. É meio ilógico, mas não quero comentar — afirmou.

Virgílio também afirmou que não acredita em pesquisas de opinião e lembrou sua eleição para prefeito de Manaus (AM) em 1988, quando venceu o exgovernador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, que morreu no ano passado.

— Na época, as pesquisas mostraram que eu nem ia para o segundo turno. Contudo, veio a eleição e venci. Por isso, prefiro esperar a verdade das urnas.

Nenhum comentário:

Arquivo