Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Folha 15/09 - - Fernando de Barros e Silva: Serra no espelho

SÃO PAULO - Há poucos dias, durante sabatina no jornal "O Globo", no Rio, José Serra caracterizou a disputa presidencial como uma "luta entre um mito e uma proposta". Segundo ele, o "modelo Lula se esgotou", entre outras coisas porque seria uma mistura de "incompetência, desconhecimento da realidade e falta de propostas".
Há, de fato, várias incertezas no horizonte político, sobre as quais os adversários de Dilma especulam o que lhes convém, quase sempre exagerando no apito. Mas a fala de Serra parece se dirigir antes ao espelho, aos tucanos e a seus aliados.
Incompetência, desconhecimento da realidade e falta de propostas... Qual, afinal, a plataforma da oposição depois que Lula mostrou que o buraco do país é mais embaixo? Serra disse ser, no último debate, o "candidato da democracia". Também insiste que só ele tem a chave do crescimento sustentável.
Mas não foi exatamente a combinação das duas coisas -democracia e prosperidade- que consolidou o mito Lula? Ou a inclusão em escala inédita promovida pelo atual governo não representa, antes de tudo, um avanço democrático? Democracia pressupõe, sim, respeito às liberdades individuais, mas também é, com o perdão da obviedade, criação e ampliação de direitos sociais (sobretudo neste país, ainda terrivelmente desigual).
Ao mesmo tempo (é preciso às vezes pensar coisas "ao mesmo tempo"), o PT, ou a maior parte dele, se rendeu à pior herança da política brasileira com o ímpeto de um emergente, convidando para o banquete fisiológico de sempre personagens novos, antes acostumados a ver a festa pela janela. É óbvio que nada, nem o "mito Lula", justifica ou torna toleráveis os escândalos em série deste governo.
Neste ambiente "dominado" pelo mito, que mistura avanço e retrocesso, a Serra acabou restando o papel menor de vítima e porta-voz de si mesmo, contra as taras do Estado petista. A direita precisa de um ator mais convincente.

Nenhum comentário:

Arquivo