Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

domingo, 15 de agosto de 2010

Folha 15/08 - - São Paulo - Clóvis Rossi: Prestação de contas

SÃO PAULO - Regra não escrita do colunismo determina que se escreva preferencialmente (mas não obrigatoriamente) sobre o assunto que foi a manchete do dia. A manchete do dia desta Folha foi "Dilma ultrapassa Serra e fica a 3 pontos da vitória no 1º turno".
O problema é que já escrevi sobre a perspectiva inevitável da ultrapassagem no remoto dia 28 de fevereiro. A chance de Dilma vencer no primeiro turno apareceu no texto de 1º de julho, há um mês e meio portanto.
Não, não estou exibindo dotes de adivinho, que não tenho. Nem presumindo de minha capacidade de entender o povo brasileiro. Estou simplesmente prestando contas, até porque o leitor não é obrigado a lembrar do que cada colunista escreveu e tem portanto o direito de reclamar de um eventual silêncio sobre o tema do momento.
Ainda como prestação de contas, confesso que em nenhuma eleição anterior me senti minimamente confiante para manifestar impressões sobre o vencedor de uma forma tão aberta como agora.
Quando leitores perguntavam quem ia ganhar, respondia sempre que esperaria o Datafolha seguinte para me manifestar -e assim ia até a abertura das urnas.
Agora, no entanto, a persistência do "feel good factor", o sentir-se bem, essa característica do brasileiro que se instalou há uns dois anos, pouco mais ou menos, é tão palpável a olho nu que ficou fácil adivinhar o resultado.
A revista "The Economist", aliás, diz, em seu número desta semana, que "feel good factor entrou na língua portuguesa".
Para fechar a prestação de contas: almocei segunda-feira com a nova correspondente da revista no Brasil, junto com o cônsul britânico, o responsável por Brasil e Cone Sul no Foreign Office e a chefe de imprensa do consulado. Comentei com todos o "feel good". Devo ter sido convincente.

Nenhum comentário:

Arquivo