Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

domingo, 22 de agosto de 2010

Folha 22/08 - - Coadjuvante, Indio faz campanha solo

Vice de Serra não acompanha tucano em viagens e decide agenda sozinho; efeito sobre eleitorado foi inócuo

Escolhido por ser jovem e do Rio, Indio da Costa não impediu que Dilma ganhasse votos entre eleitores com esse perfil

BRENO COSTA


DE SÃO PAULO




Mais de 50 dias depois de ter sido escolhido vice de José Serra (PSDB) num processo que quase rachou a coalizão em torno do tucano, o deputado federal licenciado Indio da Costa (DEM) cumpre, em carreira solo, papel coadjuvante e descolado da coordenação-geral da campanha.

Serra bateu o martelo sobre o nome de Indio -com quem só havia falado uma vez- horas antes do prazo para a realização da convenção do DEM, em 30 de junho. O partido ameaçava largar o barco tucano caso Serra não aceitasse um demista.

A favor de Indio pesou ser jovem, do Rio (terceiro maior colégio eleitoral do país) e ter imagem ética pela relatoria do projeto da Lei da Ficha Limpa na Câmara. Sua missão era compensar o palanque frágil de Serra no Rio e catapultar sua votação e a simpatia entre os jovens.

As "virtudes" do vice, porém, não funcionaram. O Datafolha mostra queda de 13 pontos percentuais de Serra no eleitorado de 16 a 24 anos, entre os levantamentos do dia 24 de julho e o de ontem. Foi a faixa etária em que Serra mais caiu, e em que Dilma Rousseff (PT) mais cresceu.

No Rio, a ação de Indio também foi inócua. Serra estava seis pontos atrás de Dilma em 24 de julho. Após três semanas, a diferença aumentou para 16 pontos.

Até sexta-feira, com 45 dias de campanha oficial, Serra fez 24 viagens, fora os compromissos no Rio e em SP. Indio só o acompanhou em um deles, em 9 de julho, quando participou de menos de dez minutos de corpo a corpo em Vitória (ES).

De lá para cá, além das visitas de Serra ao Rio e de dois eventos em SP, Indio só fez campanha para o tucano fora do Estado uma vez: na sexta-feira, em Florianópolis.

O roteiro é definido pelo próprio. Segundo a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), responsável pela organização da agenda de Serra, ela não trata do roteiro de Indio.

"A agenda é ele e sua assessoria que decidem", diz.

Nenhum comentário:

Arquivo