Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Folha 24/08 - - PSDB tenta tirar tempo de Dilma na TV

Partido entra com 21 representações no TSE contra petista por usar programa de aliados no horário eleitoral

Tucanos querem que tempo equivalente ao das "invasões" seja repassado a Serra; PT nega irregularidades

GABRIELA GUERREIRO
FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

A campanha de José Serra (PSDB) ingressou com 21 representações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a candidatura de Dilma Rousseff (PT) alegando "invasão" da petista no horário eleitoral gratuito de aliados.
Os tucanos dizem nas ações que Dilma usou o horário de candidatos do PT a deputados, senadores e governadores para promover seu nome, o que configuraria desrespeito à Lei Eleitoral.
O programa na TV começou na terça-feira passada. No sábado, pesquisa Datafolha mostrou que a petista abriu 17 pontos de vantagem sobre o tucano.
Em alguns dos programas de TV, Dilma não chega a aparecer na propaganda de aliados-que apenas pedem votos para a petista.
Para o PSDB, Dilma não pode se promover em espaço das demais candidaturas. Ricardo Penteado, um dos advogados do partido, pede que o TSE desconte do programa de Dilma o tempo equivalente às "invasões" e o repasse para Serra.
O PSDB questiona programas veiculados em SC, MG, PR e DF.
A legislação veda a "invasão" de candidatos nas eleições majoritárias (Senado, Presidência e governos estaduais) na propaganda daqueles que disputam as eleições proporcionais (Câmaras e Assembleias). Mas não impõe restrições ao uso do horário eleitoral entre os candidatos a cargos majoritários.
Para o advogado do PT, Márcio Silva, não houve irregularidades. "Diferentemente da candidatura adversária, os candidatos regionais têm interesse em associar a imagem deles à imagem da nossa candidata. Não há pedido de votos."
Ele diz que muitos dos pedidos do PSDB já prescreveram pois tinham que ter sido enviados à Justiça até 48 horas após a veiculação dos programas.

Nenhum comentário:

Arquivo