Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

sábado, 14 de agosto de 2010

Folha 14/08 - - Petistas comemoram; PSDB atribui resultado a "JN"

DE SÃO PAULO

Petistas comemoram o resultado da pesquisa Datafolha, mas adotam discurso moderado para evitar o "salto alto". Os tucanos, por sua vez, atribuem a vantagem de Dilma Rousseff (PT) ao fato de que sua entrevista no "Jornal Nacional", da Rede Globo, foi feita antes, e, portanto, teve mais repercussão.

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse que o resultado estava dentro das projeções do partido, mas a campanha na TV, que começa na terça-feira, ainda será decisiva. "O resultado serve para animar a militância, não para estimular a irracionalidade. A ordem é calçar mocassim", afirmou.

O presidente nacional do PSDB e coordenador da campanha de José Serra, Sérgio Guerra, apostou na recuperação de seu candidato, que segundo ele, já deve ter ganhado pontos após a participação no "JN".

A tese dele é que o Datafolha pegou o reflexo da participação da Dilma no telejornal da Globo, mas não a de Serra, que foi entrevistado na quarta-feira. "Não dá para imaginar que uma pessoa fala 12 minutos seguidos para 70 milhões de pessoas numa eleição fria e isso não contamine o eleitorado", afirmou.

Metade do campo do Datafolha foi realizado na quinta-feira. A pesquisa cobriu o efeito das três entrevistas no "JN". "Analisando os resultados do campo feito até quarta e só na quinta, não há diferença no resultado", disse o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.

O deputado José Eduardo Cardozo, um dos coordenadores da campanha de Dilma, disse que o resultado é "expressivo", mas ainda há "muito chão".

"Se houvesse um Datafolha daqui a dez dias, o resultado naturalmente seria outro", aposta.

O presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, que tem trocado farpas com Serra recentemente, disse que, até o início do horário eleitoral, "o jogo está muito desequilibrado, porque o governo conta com uma estrutura de ONGs e sindicatos". Ele disse acreditar que o tucano vai ultrapassar Dilma até o início de setembro.

O tucano Alvaro Dias repete o argumento de Guerra, mas cobra mais "atitude" da oposição. "Temos de buscar fatos novos, sacudir essa campanha com uma ação afirmativa e veemente".

Nenhum comentário:

Arquivo