Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Folha 18/05/2010: Petista se preparou, mas também escorregou

ANÁLISE


FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dilma Rousseff (PT) estava visivelmente treinada para a sua entrevista ao vivo ontem, das 8h às 9h, à emissora de rádio CBN. Da roupa ao gestual, da maquiagem ao cuidado na hora de se despedir das entrevistadoras do sexo feminino, a petista quis evitar equívocos.

A ideia parecia ser apresentar-se como contraponto ao adversário direto, José Serra (PSDB), que havia se submetido à mesma entrevista na segunda-feira anterior. Dilma não demonstrou a irritação do tucano, mas acabou também cometendo deslizes.

Há uma semana, Serra havia sido indagado pela colunista Miriam Leitão sobre como reagiria diante de um erro cometido pelo Banco Central. Um pouco exasperado, respondeu classificando de "grande bobagem" a dúvida sobre sua atitude nessa situação hipotética.

Dilma não fez o mesmo. Mas, ao ser questionada sobre ter sido parcialmente contra a política de austeridade fiscal de Lula, reagiu assim: "Miriam, me desculpa, eu acho que você está errada no conceito". Embora fortes, as palavras saíram num tom ensaiado e comedido, fugindo da beligerância.

Como a CBN coloca na internet a íntegra da entrevista, inclusive em vídeo, foi possível notar a preocupação visual de Dilma e de sua equipe. Serra havia comparecido com roupa esporte e até se disse surpreendido ao saber que a entrevista seria também com imagens. Já a petista optou por um casaco azul num tom forte para contrastar de maneira eficiente com fundo do cenário, em vermelho quase berrante.

Bem maquiada e sem olheiras, Dilma aprendeu a usar uma muleta verbal. "Olha...", seguida de uma pequena pausa, é a sua palavra inicial favorita numa resposta antes de expor um raciocínio. O artifício não impediu uma escorregada ao citar o possível candidato a vice na chapa petista, o deputado Michel Temer (PMDB-SP). Dilma o promoveu a presidente do Senado (ele preside a Câmara).
Uma derrapada lateral. O objetivo de Dilma era reduzir a percepção de que é áspera no trato. Disciplinada, não se irritou. Adapta-se cada vez mais ao truque dos políticos tradicionais. Evita responder a perguntas de maneira objetiva.

Nessas entrevistas, os candidatos sabem que podem ganhar poucos votos. Mas destemperos verbais são risco certo de um prejuízo.

Nenhum comentário:

Arquivo