Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Globo 24/07 - - Vox Populi: Dilma tem 8 pontos de vantagem

Petista tem 41% das intenções de voto, e Serra está com 33%; PSDB minimiza resultado
André de Souza BRASÍLIA. Pesquisa do instituto Vox Populi, para a TV Bandeirantes e o site IG, divulgada ontem à noite, aponta a candidata petista, Dilma Rousseff, liderando a disputa presidencial, com a preferência de 41% dos eleitores brasileiros. Em segundo lugar está José Serra (PSDB), com 33% das intenções de votos. Em terceiro, Marina Silva (PV), com 8%.

Os outros candidatos juntos somam 1%. Nulos e em branco são 4%, e 13% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

Na simulação entre um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista mantém a vantagem de 8 pontos percentuais sobre o tucano: 46% contra 38%.

De acordo com a pesquisa, Serra tem a maior rejeição: 24% afirmaram que não votariam nele.

Marina vem em seguida, com 20%, e, por último, Dilma, com 17%. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, Dilma alcança 28%; Serra, 21%; e Marina, 4%. O presidente Lula, que não é candidato, tem 4%, e o candidato apoiado por ele, 1%.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), comemorou o resultado da pesquisa em seu Twitter, destacando que Dilma ainda é menos conhecida pelo eleitorado do que o tucano. Enquanto 73% dizem conhecer bem ou ter algumas informações sobre Serra, esse índice cai para 63% no caso da petista.

Dilma continua menos conhecida que o tucano. Volto a dizer que, à medida que as pessoas conhecem Dilma, fazem a opção por ela disse.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, minimizou o resultado: A pesquisa Vox Populi infelizmente não faz sentido. Não deve ser levada em consideração.

Nos bastidores, os tucanos subiram o tom, afirmando que a pesquisa é uma fraude e que estaria adubada. A expectativa dos tucanos é que a pesquisa Datafolha, que será divulgada hoje, tenha resultado diferente.

Foram entrevistadas 3 mil pessoas entre 17 e 20 de julho.

A variação em relação à última pesquisa do Vox Populi está dentro da margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

A re g i ã o e m q u e D i l m a apresenta melhor desempenho é o Nordeste, onde tem 54% das intenções de votos.

Serra tem 24%, e Marina 5%.

Serra vai melhor no Sul, com 39%, contra 35% da petista e 7% de Marina. No Sudeste, a vantagem de Serra está dentro da margem erro: 36% contra 34% de Dilma, enquanto Marina tem 10%.

Em junho, pela pesquisa anterior, Dilma tinha 40% das intenções de voto; José Serra, 35%; Marina Silva, 8%; e os outros candidatos, 1%. ¡

Nenhum comentário:

Arquivo