Esse é um blog de Clipping de Miguel do Rosário, cujo blog oficial é o Óleo do Diabo.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Folha 09/07 - - São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Bugres e caciques

Bugres e caciques

SÃO PAULO - José Serra está empenhado em catequizar o índio que capturou para vice na bacia das almas. No primeiro contato que travou com o deputado Antonio Pedro de Siqueira Indio da Costa, do DEM fluminense, o tucano lhe receitou, com ênfase, uma série de leituras.
Todas obras dele próprio, José Serra -da "Reforma Política no Brasil", dos anos 90, em que faz a defesa do regime parlamentarista, a "O Sonhador Que Faz", longa entrevista lançada na campanha de 2002, em que discorre sobre sua vida, suas ideias, seus feitos.
A não ser pelo bronzeado, que tende a ficar no prejuízo, Indio da Costa não tem nada a perder com as leituras. Menos provável, porém, é que Serra tenha algo a ganhar, em termos eleitorais, impondo a seu vice uma espécie de curso intensivo sobre o seu pensamento vivo. Talvez seja mais útil um bugre sorridente e moreno do que um cristão-novo do serrismo cheio de olheiras.
Há, na atitude professoral de Serra, um componente controlador e autoritário, não há dúvida. Mas há, também, uma intenção pedagógica, ou de convencimento pela razão, que não deixa de ser louvável neste político. Ou talvez nem tanto.
O racionalismo ultraobsessivo de Serra é, ele mesmo, bem pouco racional. Está certo Fernando Henrique quando diz, brasileiramente, que o amigo precisaria entender um pouco mais de candomblé.
Mas Indio é um bugre e precisa de catecismo. Quando era vereador, nos anos 90, o jovem quis proibir a esmola no Rio de Janeiro: "Fica proibido esmolar no município, para qualquer fim ou objeto", dizia em seu projeto. "Quem doar esmola pagará multa a ser definida". Estaria assim resolvido, ao menos no Rio, pelo método novo-PFL de combate à miséria, o problema da mendicância, este flagelo nacional.
Indio, se vê, terá de sofrer para ir ao paraíso. Mais sorte têm os caciques do PMDB. Temer e outros pajés da fisiologia não precisam ler nada, não precisam aprender nada. Está certo: eles já sabem de tudo.

Nenhum comentário:

Arquivo